Objetivos
Gerais:
Promover
situações de aprendizagem onde o educando tenha a possibilidade de
desenvolver-se em todos os aspectos, emocional,
físico, motor, cognitivo e social levando-se sempre em consideração as fases e
competências (habilidades de cada faixa etária como também respeitar o tempo de
aprendizagem de cada um).
Objetivos
Específicos:
- Ampliar gradativamente o
vocabulário e expressões;
- Reconhecer as vogais, primeira
letra do nome e gradativamente reconhecer as vogais nas palavras,
reconhecer as letras e o seu nome, sabendo identifica-los nas situações do
cotidiano (em atividades, na mesa, em placas, nas palavras..);
- Reconhecer e valorizar os
números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais
como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
- Reconhecer algumas relações entre o meio
ambiente e as formas de vida, valorizando sua importância para a
preservação das espécies e para melhor qualidade de vida humana.
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a
linguagem do desenho, da pintura, da moldagem, da colagem, da construção,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e
criação.
- Promover atividades que envolvam o
respeito com as diversidades inseridas na escola e no meio em que a
criança esta inserida, conversando sobre o respeito com o próximo seja ele
como for, levando atividades que fale sobre o preconceito e as diferenças
que cada um tem.
- Trabalhar a coordenação motora
fina e grossa, ampliando
Conteúdo:
1º
bimestre (05/02 á 13/04):
Maternal I
|
Maternal II
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; introdução as vogais; Histórias (contos,poemas,parlendas); Músicas
(cantigas populares, hino nacional, rodas de música com instrumentos).
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; introdução as vogais; Histórias (contos,poemas,parlendas); Músicas
(cantigas populares, hino nacional, rodas de música com instrumentos).
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 1 ao
5; Associando números e quantidades;
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 1 ao
5; Associando números e quantidades;
|
Natureza e Sociedade: Aprendendo um pouco mais sobre a
higiene (escovação, lavar as mãos, lavar as frutas, descarga ao usar o
banheiro, sobre tomar banho, cortar as unhas, xixi e coco no banheiro)
Falando
sobre os animais domésticos e silvestres (preservação, cuidado, mamíferos,
aves e peixes); Alimentação saudável (Frutas, legumes, verduras, a
importância desses alimentos, BEBER ÁGUA,); A natureza e sua riqueza
(preservação do meio ambiente, cuidar das plantinhas, mexer na hortinha, a
nossa mata, falando da nossa praia e sua preservação)
|
Natureza: Hábitos de higiene, nosso corpo,
órgãos dos sentidos: Visão Audição; Falando sobre os animais domésticos e
silvestres (preservação, cuidado, mamíferos, aves e peixes); Plantas
(preservação, árvores frutíferas – frutos mais conhecidos -, nossa
vegetação).
Sociedade: Eu (quem sou eu? Como eu sou?); Família (quem é minha
família? Como eles são? Quantos são? O que gostam de fazer? O que gostam de
comer?); Casa (como é a minha casa? Falando sobre os cômodos);
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar
instrumentos com sucata, movimentos de repetição utilizando a música,
brincadeiras e dinâmicas.
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar
instrumentos com sucata, movimentos de repetição utilizando a música,
brincadeiras e dinâmicas, Recitar e cantar junto.
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Tarsila do Amaral).
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Ivan Cruz).
|
2º
bimestre (14/04 á 30/06):
Maternal I
|
Maternal II
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; Vogal A e E (reconhecendo nas
palavras/nome, identificando como primeira letra, dinâmica com as vogais);
Histórias (contos, poemas, parlendas);
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; Vogal A e E (reconhecendo nas palavras/nome, identificando como
primeira letra, dinâmica com as vogais); Traçado nas letras (cursiva e
bastão); Reconhecendo expressões (medo, raiva, felicidade, respeito,
carinho);Histórias (contos, poemas, parlendas); Detalhes (encontre os erros e
a diferença); Analise e síntese,
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 1 ao
5; Associando números e quantidades; Semelhança e diferença, Tamanho (grande,
pequeno); Cor ;Espaço e forma (dentro,fora,em cima, em baixo, circulo,
triangulo, quadrado, retângulo); Utilizar tangran.
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 1 ao
5; Associando números e quantidades; Tamanho, Espessura, formas, Cor
|
Natureza e Sociedade: Aprendendo um pouco mais sobre a
higiene (escovação, lavar as mãos, lavar as frutas, descarga ao usar o
banheiro, sobre tomar banho, cortar as unhas, xixi e coco no banheiro)
Falando
sobre os animais domésticos e silvestres (preservação, cuidado, mamíferos,
aves e peixes); Alimentação saudável (Frutas, legumes, verduras, a
importância desses alimentos, BEBER ÁGUA,); A natureza e sua riqueza
(preservação do meio ambiente, cuidar das plantinhas, mexer na hortinha, a
nossa mata, falando da nossa praia e sua preservação); Falando sobre a
família, a escola.
|
Natureza: Hábitos de higiene, nosso corpo,
órgãos dos sentidos: Olfato e Paladar ; Falando sobre os animais domésticos e
silvestres (preservação, cuidado, mamíferos, aves e peixes); Plantas
(preservação, árvores frutíferas – frutos mais conhecidos -, nossa
vegetação).
Sociedade: Eu (quem sou eu? Como eu sou?); Família (quem é minha
família? Como eles são? Quantos são? O que gostam de fazer? O que gostam de
comer?); Casa (como é a minha casa? Falando sobre os cômodos);
Meios de
transporte (carro, ônibus, trem, bicicleta, avião, barco); Transito
(semáforo, Faixa de pedestre, olhar para os lados e como atravessar).
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar
instrumentos com sucata, movimentos de repetição utilizando a música,
brincadeiras e dinâmicas.
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar
instrumentos com sucata, movimentos de repetição utilizando a música,
brincadeiras e dinâmicas, Recitar e cantar junto.
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Sandra Guinle).
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Lucas Pennachi).
|
3º
bimestre (30/07 á 05/10):
Maternal I
|
Maternal II
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; Vogal I e O,U (reconhecendo nas
palavras/nome, identificando como primeira letra, dinâmica com as vogais);
Histórias (contos, poemas, parlendas);
|
Linguagem Oral e Escrita: Conhecendo o meu nome; primeira
letra; Vogal I e O,U (reconhecendo nas palavras/nome, identificando como
primeira letra, dinâmica com as vogais); Traçado nas letras (cursiva e
bastão); Reconhecendo expressões (medo, raiva, felicidade, respeito,
carinho);Histórias (contos, poemas, parlendas); Detalhes (encontre os erros e
a diferença); Analise e síntese, Relações e afinidades.
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 1 ao
5; Associando números e quantidades; Semelhança e diferença, Tamanho (grande,
pequeno); Cor ;Espaço e forma (dentro,fora,em cima, em baixo, circulo,
triangulo, quadrado, retângulo); Utilizar tangran. Figuras e sombras.
|
Matemática: A minha idade é?(reconhecendo os
números, sinalizando nos dedinhos, quantidade); Introdução aos números 6 ao
10; Associando números e quantidades; Comprimento, Altura, Massa, Posição.
Tangran (fromas).
|
Natureza e Sociedade: Aprendendo um pouco mais sobre a
higiene (escovação, lavar as mãos, lavar as frutas, descarga ao usar o
banheiro, sobre tomar banho, cortar as unhas, xixi e coco no banheiro)
Falando
sobre os animais domésticos e silvestres (preservação, cuidado, mamíferos,
aves e peixes); Alimentação saudável (Frutas, legumes, verduras, a
importância desses alimentos, BEBER ÁGUA,); A natureza e sua riqueza
(preservação do meio ambiente, cuidar das plantinhas, mexer na hortinha, a
nossa mata, falando da nossa praia e sua preservação); Falando sobre a
família, a escola.
|
Natureza: Hábitos de higiene, nosso corpo,
órgãos dos sentidos: Olfato e Paladar ; Falando sobre os animais domésticos e
silvestres (preservação, cuidado, mamíferos, aves e peixes); Plantas
(preservação, árvores frutíferas – frutos mais conhecidos -, nossa vegetação).
Sociedade: Meios de comunicação, Profissões;
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar
instrumentos com sucata, movimentos de repetição utilizando a música,
brincadeiras e dinâmicas.
|
Música/Movimento: Ampliando o repertório, elaborar instrumentos
com sucata, movimentos de repetição utilizando a música, brincadeiras e
dinâmicas, Recitar e cantar junto.
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Pollock).
|
Artes Visuais: Pintura utilizando tinta guache, giz
de cera, lápis de cor e canetinhas (em tela, na folha, em atividades
diversas); colagem; criando e elaborando arte com sucata, apresentar um
artista por bimestre para os alunos (Arte colorida e sensorial com Kandinsky).
|
4º
bimestre (06/10 á 20/12):
Será usado para rever o conteúdo, resumido, do 1º, 2º e
3º bimestre: Linguagens: Vogais/Nome
(identificando as letras nas palavras e enunciados das atividades, encontrando
objetos e palavras que comecem com determinada vogal). Matemática: Números de 1 ao 10 (Identificando a idade, encontrado a
quantidade, reconhecendo nas atividades e nos dedinhos); Formas (triangulo,
quadrado, circulo, retângulo, reconhecendo nos objetos ao redor, montando
tangran); Altura/Tamanho/Cor/Linhas/Conjunto. Natureza e Sociedade: Meio ambiente (preservação, reconhecendo
algumas árvores e flores, cuidando da horta); Hábitos de Higiene; Animais
(mamíferos, Aves e Peixes); Minha identidade (quem sou eu? Minha família, Profissão);
Minha casa/Escola (identificando os espaços, cuidado, respeito). Música/Arte: Ampliando o repertório
através das músicas antigas/atuais e apresentações, arte com sucata, repetição
de trava língua, parlenda e pequenos poemas.
Estratégias:
Levar para aplicar as atividades diferentes métodos que
possibilitem uma aprendizagem significativa e de qualidade, utilizando sucatas,
slides, filmes, e trabalhos manuais, inserindo a música e contação de histórias
no dia a dia da criança. Procurando tornar uma aula divertida e aconchegante
para que aflore a criatividade e o prazer em aprender.
Os materiais utilizados serão os mais acessíveis,
exemplo, sucata (papelão, rolinhos de papel, etc..), tinta, papel variado, EVA,
Crepom, Papel Pardo, Cartolina. Podendo utilizar também tinta e massinha
artesanal, onde a criança tem a possibilidade de produzir seu próprio material,
assim incentivando a família a reutilizar certos objetos e matérias.
Avaliação:
A avaliação ocorre no dia a dia, durante a observação do
manuseio dos materiais, a relação com os amigos e a professora, durante as
atividades em folha e no livro, durante o lanche, educação física e as
brincadeiras.
Observação:
Cada criança tem seu tempo de aprendizagem, cabe ao
professor respeitar esse tempo e adaptar atividades para quem necessita um
pouco mais de atenção. Todo ser é único, por isso deve ser tratado com respeito
dentro de sua diversidade, sendo ela cultural, física, religiosa e étnica.
Sem tempo de duração para que dure de acordo com a
necessidade de cada um.
Aberta para sugestões, opiniões e criticas 😊
Nenhum comentário:
Postar um comentário